segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cuba

Em defesa de Cuba, em defesa do socialismo

O Partido Comunista Cubano realiza seu sexto congresso, de 17 a 19 de abril, para discutir o futuro da Ilha.

Por Lúcia Rodrigues

"Minhas andanças pela ilha dos barbudos que encantaram o mundo com suas ideias que subverteram a ordem capitalista e derrubaram do poder o tirano Fulgêncio Batista, preposto dos Estados Unidos, em 1 de janeiro de 1959, me dão conta de que os objetivos da magnífica Revolução Cubana correm risco.

Cuba enfrenta, neste início de década, certamente sua pior prova de fogo desde o triunfo da revolução. Nestas mais de cinco décadas, a Ilha resistiu bravamente a incontáveis ataques do mundo capitalista e em particular dos Estados Unidos.

A primeira das muitas agressões sofridas aconteceu, em 17 de abril de 1961, quando a CIA, a central de inteligência estadunidense, articulou e financiou mercenários cubanos que viviam em Miami, para invadir o país pela Playa Girón, na Baía dos Porcos, localizada no lado sul do mar do Caribe. A valentia dos revolucionários de Sierra Maestra impediu a invasão do imperialismo ianque.

A acachapante derrota imposta pelos jovens revolucionários deixou o Império ainda mais furioso. Em 3 de fevereiro de 1962, veio a contundente resposta: o governo do presidente John Kennedy decretou o bloqueio econômico à Ilha, que persiste até os dias de hoje.

Apesar de contestado até mesmo pelas Nações Unidas, a prática nefasta de isolamento econômico continuou a ser levada a cabo pelo presidente Barack Obama. O norte-americano não moveu um dedo para reverter a punição imposta a quem ousou não se curvar diante do poderio capitalista.

As lições dadas ao centro nervoso do capitalismo soam como um verdadeiro tapa na cara do Império. No mês de janeiro, a Ilha registrou a primeira vacina do mundo contra o câncer de pulmão. Os pesquisadores envolvidos na descoberta trabalharam aproximadamente 15 anos nesse projeto."


LOGO_CAROS