sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Zabé da Loca




"Sempre acompanhada de seu pífano, atraindo a atenção geral pela propriedade com que executa o instrumento, é também apontada como a "rainha do pife" e solicitada para tocar em festas, o que, via de regra, sempre fez por prazer, sem receber nada por isso.

Em 2003, acabou sendo descoberta pelo Projeto Dom Hélder Câmara, que vem mapeando a musicalidade da caatinga para o Ministério do Denvolvimento Agrário, tranformando-se , aos 79 anos, na maior atração do Festival de Brincantes, realizado em Recife.

O reconhecimento de seu talento lhe rendeu o CD "Zabé da Loca", patrocinado pelo MDA. O disco conta com a assessoria do Quinteto Violado e do Projeto Dom Hélder Câmara e foi gravado no assentamento, tendo acompanhamento dos seguintes amigos tocadores: o sobrinho Beiçola (pífano), o filho Setenta (caixa), o compadre Mestre Levino (prato) e o vizinho Pinto (zabumba). No CD, o grupo executa "Asa Branca" de Luiz Gonzaga e composições próprias como "Balão", "Araçá cadê mamãe" e "Fulô de Mamoeiro".

Afirmando que só deixa de tocar quando morrer, Zabé e seu grupo se apresentou em Brasília, em janeiro de 2004, para, entre outros, o Ministro da Cultura, Gilberto Gil. Nesse ano, também recebeu convite do músico Carlos Malta para acompanhá-lo em duas apresentações no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), em Brasília.

Em junho do mesmo ano, sua apresentação com Hermeto Paschoal, no Forum Mundial de Cultura, ocorrido em São Paulo, foi efusivamente aclamada , merecendo atenção especial de participantes estrangeiros. No mesmo período apresentou-se, a convite no espaço cultural Sérgio Porto, no Rio de Janeiro. Em setembro de 2007, aos 83 anos, gravou o CD "Bom todo", pelo selo Crioula Records, produzido por Carlos Malta. Em 2008, lançou o CD "Bom todo", pela gravadora Crioula Records. O trabalho exibe faixas em que Zabé comprova sua consistência como instrumentista, através do virtuosismo com que executa seu "pífe" (pífano) em peças como "Balaio de onça", de Carlos Malta; o xote "Sala de reboco", de Luiz Gonzaga"; a ciranda "Sai de casa", o coco "Limoeiro" e o baião "Caboré", de sua autoria, além de "Queima" e "Vai minininho", parceria com Beiçola, músico de mãos tortas, falecido em 2006, logo depois da gravação e com quem Zabé interpreta os clarins marciais do Hino Nacional Brasileiro. Ainda em 2008, apresentou-se em show no Planetário da Gávea (RJ), dentro da série "Música nas estrelas", tocando juntamente com seu produtor, o multisopros Carlos Malta. Em setembro de 2007, aos 83 anos, gravou o CD "Bom todo", pelo selo Crioula Records, produzido por Carlos Malta. Em 2008, lançou o CD "Bom todo", pela gravadora Crioula Records. O trabalho exibe faixas em que Zabé comprova sua consistência como instrumentista, através do virtuosismo com que executa seu "pífe" (pífano) em peças como "Balaio de onça", de Carlos Malta; o xote "Sala de reboco", de Luiz Gonzaga"; a ciranda "Sai de casa", o coco "Limoeiro" e o baião "Caboré", de sua autoria, além de "Queima" e "Vai minininho", parceria com Beiçola, músico de mãos tortas, falecido em 2006, logo depois da gravação e com quem Zabé interpreta os clarins marciais do Hino Nacional Brasileiro. Ainda em 2008, apresentou-se em show no Planetário da Gávea (RJ), dentro da série "Música nas estrelas", tocando juntamente com seu produtor, o multisopros Carlos Malta".

Escrito por:
Isabel Marques da Silva

Zabé da Loca (2003) MDA CD
Bom todo (2008) Crioula Record CD