terça-feira, 4 de novembro de 2008

Vamos prestigiar!

Cia. Lua crescente divulga presenças importantes no I Encontro de Circo-Teatro de João PessoaCia. Lua crescente divulga presenças importantes no I Encontro de Circo-Teatro de João Pessoa.
"A equipe da produção do I Encontro de Circo-Teatro de João Pessoa, a Cia. Lua Crescente e a Piollin, segue revelando grandes nomes nacionais da arte circense dentro da programação do evento. Na semana passada, foi confirmada a presença do grupo carioca “Teatro de Anônimo”, que estará presente ministrando oficina “Acrobacia Aérea” e com o número “Dentro da Noite”.
As novidades divulgadas hoje são presenças do ator/palhaço Luis Carlos Vasconcelos, da pesquisadora de circo de São Paulo Ermínia Silva e de Zezo Oliveira representando a Escola Nacional de Circo Rio de Janeiro.
O I Encontro de Circo-Teatro Lua Crescente é uma iniciativa da Cia. Lua Crescente contemplada no Fundo Municipal de Cultura - FMC, de 2008. Mesas redondas, cinema, espetáculos, cortejos, shows vão rechear a programação que vai acontecer de forma descentralizada pela cidade: Espaço da Cia. Lua Crescente, em Miramar, Centro Cultural Piollin, no Roger, Teatro Ariano Suassuna, Praça da Paz, Sesc Centro e Praça das Muriçocas. Unindo forças, idéias e ideais, a Piollin se juntou a trupe Lua Crescente, e vai realizar simultaneamente o V Festival Paraibano de Palhaço.
A organização do encontro ainda promete novidades na programação do evento que acontecerá de 12 a 16 de novembro, e ressalta que as inscrições para a Muvuca Circense se encerram no próximo dia 31 de outubro, qualquer pessoa circense ou não podem se escrever.
Sobre Luis Carlos Vasconcelos
O ator paraibano estará no evento ministrando oficina de Técnicas de palhaço e também apresentando o espetáculo “Silêncio Total”, com seu conhecido palhaço Xuxu, e ainda integra a mesa de discussões sobre “Arte Circense feto por Atores”.
O palhaço Xuxu existe com este nome, desde 1978. Surgiu e se desenvolveu em experimentações de rua, basicamente através de improvisos onde o material que surgia era selecionado naturalmente pela aceitação ou não do público. Outras fontes de seu material cênico foram: a experiência como aluno da Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, onde aperfeiçoou as técnicas circenses de equilíbrio, monociclo, dentre outras e a experiência musical, inicialmente com o violino, depois com o antigo fole alemão de oito baixos. Xuxu é um palhaço que nos remete às memórias da infância, à magia do circo e aos primeiros atores de rua. Sua alma revela o lado risível da nossa humanidade. “A dimensão de um palhaço está diretamente relacionada à dimensão do ridículo pessoal de quem o encarna. Tornar esse ridículo risível ou terno e oferecê-lo aos outros, é a missão dos palhaços”, coloca Luis Carlos".
Fonte>Paraíba News.com